| 26/03/2003 06h51min
Autoridades iraquianas acusaram nesta quarta, dia 26, as forças lideradas pelos Estados Unidos de seqüestrarem civis e os exibirem como se fossem prisioneiros de guerra capturados. Um comunicado lido por um porta-voz militar na TV estatal iraquiana afirma que as forças dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha violaram leis de guerra ao apresentarem civis iraquianos como prisioneiros de guerra em Umm Qasr e na região próxima da cidade de Basra.
– (Isto foi) para mostrar à opinião pública que eles capturaram militares. Particularmente depois de eles terem prometido que o Exército iraquiano, a liderança do país e a população se renderiam em alguns dias. Nós sustentamos que os norte-americanos e os britânicos são responsáveis por violar leis e convenções internacionais ao prenderem civis e os considerarem como prisioneiros de guerra – disse o comunicado.
Grande resistência iraquiana no porto de Umm Qasr, no sul do Iraque, deteve por dias os esforços norte-americanos e britânicos para o envio de ajuda humanitária ao país.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS
Dúvidas Frequentes |
Anuncie |
Trabalhe no Grupo RBS
©
2010
clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.